Agora no Facebook

O Vinho...

Saborear um bom vinho é também saber a sua história, a sua origem.

Existem várias Regiões Vinícolas, com sub regiões, com características bem definidas que tornam os vinhos diferentes. As regiões que temos em Portugal são: Alentejo, Algarve, Beiras, Madeira, Minho, Trás os Montes, Açores, Ribatejo, Minho ou a Região dos Vinhos, Estremadura, Península de Setúbal.

Por isso faça a sua escolha sempre dentro da enorme qualidade de vinhos que temos em Portugal.

Outras informações a ter em conta
Para beneficiar de uma Denominação de Origem, todo o processo de produção do vinho é sujeito a um controlo rigoroso em todas as suas fases, desde a vinha até ao consumidor.

- VQPRD: "Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada"
Vinhos de qualidade alta, com número limitado, obtidos a partir de castas constantes de uma lista aprovada, provenientes exclusivamente de uvas produzidas numa região determinada.

DOC: "Denominação de Origem Controlada"
Vinhos cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras com legislação própria.

- Vinhos Regionais:
Classificação dada aos vinhos de mesa com Indicação Geográfica. Trata-se, também, de vinhos produzidos numa região específica de produção, cujo nome adoptam, elaborados com uvas provenientes, no mínimo de 85%, da mesma região e de castas identificadas como recomendadas e autorizadas e sujeitos também a um sistema de certificação.

- Vinhos de Mesa
Todos os vinhos que não se enquadrem nas designações VQPRD e Vinhos Regionais são considerados vinhos de mesa.

Sem comentários: